fevereiro.2024

Habilidades digitais

Esta edição do Seade SP TIC analisa habilidades digitais e atividades realizadas na internet pelos residentes no Estado de São Paulo em 2019, 2021 e 2022, a partir dos dados da pesquisa TIC Domicílios.1

Compõem o conjunto de habilidades investigadas aquelas relacionadas à busca por informações na rede, criação de conteúdo digital, além de operações diversas para obtenção de serviços, instalação de dispositivos, equipamentos ou outras atividades comuns ao meio digital. Trata-se de variadas possibilidades associadas a necessidades e projetos pessoais, sociais ou referentes ao mundo do trabalho.

Dentre as inovações do presente número, destaca-se a investigação sobre o desenvolvimento de habilidades digitais relacionadas à segurança dos dispositivos de acesso à internet (adoção de medidas de segurança e mudanças em configurações de privacidade dos dispositivos). Chama a atenção o fato de que, apesar da crescente preocupação com essas práticas, a maior parte dos entrevistados ainda não incorporou tais rotinas aos seus hábitos digitais.

Além da inclusão mencionada, o mulo de habilidades digitais da TIC Domicílios 2022 foi reformulado e as perguntas passaram a ser aplicadas para o conjunto de usuários de internet. Também houve ampliação do escopo da investigação para múltiplos dispositivos de acesso à web em comparação às tomadas anteriores, que consideravam habilidades relacionadas apenas ao uso de computador.

Os dados revelam que diferenças observadas no exercício das habilidades digitais tendem a ser associadas não somente à idade e instrução dos usuários, mas também aos dispositivos usados para acessar a internet. Em suma, usuários que acessam a rede por múltiplos dispositivos além do celular, como computador, notebook e tablet, tendem a demonstrar mais habilidade do que aqueles que utilizam exclusivamente o celular. Isso reforça a importância do conceito de conectividade significativa, que se refere à capacidade dos indivíduos de utilizar as TIC de forma efetiva, potencializando o acesso a oportunidades, direitos e serviços cada vez mais presentes no ambiente on-line.2 Além disso, compreende uma associação entre o uso de múltiplos dispositivos (computador e telefone celular) e o desenvolvimento de um conjunto maior de habilidades digitais.

Assim como nas edições anteriores do Seade SP TIC, os dados de São Paulo são cotejados com os do Brasil para auxiliar na compreensão da realidade paulista.

Habilidades no uso das tecnologias digitais

De acordo com a TIC Domicílios 2022, as habilidades de disseminação de conteúdo digital mais citadas, em São Paulo, foram: postar textos, imagens, fotos, vídeos ou músicas na internet (52% dos entrevistados); usar ferramentas de copiar e colar (46%); e anexar documentos e vídeos em mensagens (36%). Apesar de elementares, o desempenho dessas habilidades é mais mencionado entre usuários que acessam a internet por múltiplos dispositivos (celulares, computadores, notebooks e tablets), em detrimento daqueles que acessam a rede exclusivamente pelo celular.

As habilidades digitais dependem, ainda, de aprendizado e maior familiaridade com o uso dos dispositivos, além de motivações específicas associadas à expectativa de seus resultados. Nesse sentido, seguem restritas as tarefas que exigem maior domínio ou técnica, tais como mostram os dados de São Paulo: criar/atualizar blogs ou páginas da internet (21%); usar fórmulas e planilha de cálculo (15%); criar slides de apresentação (15%); e desenvolver programas (4%). Além disso, vale lembrar que a criação de apresentação de slides ou o uso de fórmulas em planilhas são mais indicados por usuários que acessam a internet por múltiplos dispositivos, embora possam ser executadas, com limitações, no celular. Isso sugere sua relevância para o próprio desenvolvimento de algumas habilidades.

Praticamente não há diferenças significativas no uso dessas habilidades entre os residentes no Estado de São Paulo e no Brasil, embora a postagem de textos, imagens, fotos, vídeos ou música se mostre mais frequente no Estado.

Gráfico 1 – Usuários de internet, por tipos de habilidades digitais

Brasil e Estado de São Paulo, 2022, em %

A preocupação crescente com a segurança associada ao uso dos dispositivos de acesso à internet ainda não se transformou em prática para a maioria dos entrevistados no Estado de São Paulo. De fato, menos da metade dos usuários da rede (43%) declararam ter adotado medidas de segurança, como senhas fortes ou verificação em duas etapas, e apenas 33% mudaram as configurações de privacidade no seu dispositivo. Por outro lado, metade dos paulistas usuários da internet verificou se uma informação disseminada na rede é verdadeira, sinalizando preocupação com a desinformação e em mitigar o efeito das fake news.

Destaca-se que todas essas medidas foram mais comumente adotadas entre usuários que acessam a internet por múltiplos dispositivos e, em menor medida, por aqueles que o fazem exclusivamente pelo celular. Não há diferenças significativas entre os usuários no Estado de São Paulo e Brasil.

Gráfico 2 – Usuários de internet, por habilidades relacionadas à provisão de segurança nos usos da rede

Brasil e Estado de São Paulo, 2022, em %

Foram menos citadas as habilidades relativas à instalação de programas de computador ou aplicativos de celular (34%), transferência de arquivos ou aplicativos entre dispositivos pela nuvem (30%) e conexão ou instalação de novos equipamentos (23%). É possível inferir que essas atividades exigem maior domínio das habilidades digitais, especialmente aquelas mais comumente realizadas em computadores. É razoável supor que o crescente domínio dessas habilidades concorra para a percepção e o usufruto de seus resultados nas diferentes esferas de atuação (pessoal, profissional, educacional, etc.). Mas esse comportamento é socialmente desigual, uma vez que entrevistados das classes A/B reportaram maior prática dessas habilidades, o que pode ser parcialmente associado ao acesso mais frequente da internet por múltiplos dispositivos, por parte desse contingente.

Gráfico 3 – Usuários de internet, por habilidades de instalação de programas ou equipamentos e transferência de arquivos ou aplicativos Atividades realizadas na internet

Brasil e Estado de São Paulo, 2019-2022, em %

Atividades realizadas na internet

Embora o desenvolvimento de um variado leque de habilidades digitais não ocorra de forma uniforme entre os usuários da web, conforme demonstrado anteriormente, a utilização da rede para diferentes finalidades segue como prática recorrente. A busca por informações sobre produtos e serviços na internet é uma das práticas mais citadas entre os usuários, tanto para o Estado de São Paulo (62%) como para Brasil (57%), mantendo-se estável no triênio 2019-2022. Leitura de jornais, revistas ou notícias pela internet foi referida por 54% dos paulistas, em 2022, enquanto 48% procuraram informações sobre saúde ou serviços de saúde.

Gráfico 4 – Usuários de internet, por finalidade do uso

Brasil e Estado de São Paulo, 2019-2022, em %

O hábito de compra pela internet e acesso a serviços tem se difundido e cresceu significativamente no último triênio pesquisado, atingindo 60% dos usuários da internet paulistas em 2022, bastante superior, inclusive, à média estimada para o Brasil (45%). A realização de consultas, pagamentos e outras transações financeiras também segue tendência de crescimento, reportada, em 2022, por 55% dos usuários paulistas, patamar similar ao obtido no nível nacional.

Já a atividade de fazer cursos à distância foi citada por 22% dos usuários de São Paulo, apresentando tendência de crescimento, sendo mais frequente entre pessoas que usam múltiplos dispositivos para acessar a rede. De fato, embora assistir aulas seja algo facilmente realizável pelo celular, as demais atividades pedagógicas inerentes ao ensino, como responder a avaliações, redigir textos e formular pesquisas, tendem a apresentar melhor performance em computadores, notebooks ou tablets.

Gráfico 5 – Usuários de internet, por atividades de compras, transações financeiras ou cursos à distância

Brasil e Estado de São Paulo, 2019-2022, em %

Fonte: Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br)/Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2019, 2021 e 2022; Fundação Seade.
Notas
1. Os dados são originários da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros – TIC Domicílios 2019, 2021 e 2022, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O universo da pesquisa é composto por domicílios particulares permanentes brasileiros e pela população com dez anos de idade ou mais residente nesses domicílios no Brasil. Nesse estudo foram calculadas as estimativas para o Estado de São Paulo separadamente, no âmbito do plano de trabalho do convênio entre a Fundação Seade e o Cetic.br|NIC.br.
2. Ref: NIC.br; Cetic.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/publicacoes/. Acesso em: 20 out. 2023.
Compartilhe